O QUE É O GLAUCOMA?
- O GLAUCOMA é uma das principais causas da cegueira, sobretudo entre as pessoas mais idosas. Mas a perda de visão provocada pelo GLAUCOMA pode ser evitada se o paciente procurar tratamento ainda no início da doença.
- O nervo óptico leva as imagens que vemos até o cérebro. Quanto maior é a pressão dentro do olho, maior é a possibilidade de dano ao nervo óptico, que é semelhante a um cabo eléctrico contendo uma quantidade enorme de fios (fibras do nervo). O GLAUCOMA pode danificar as fibras dos nervos, fazendo com que se desenvolvam pontos cegos no campo de visão.
- Muitas vezes as pessoas só reparam nestas áreas cegas depois do nervo óptico já ter sofrido danos irreversíveis. Se todo o nervo for destruído, ocorre a cegueira. A pronta detecção e tratamento pelo oftalmologista são as chaves da prevenção de lesões do nervo óptico e da cegueira por causa do GLAUCOMA.
FASE INICIAL: TRATAMENTO COM COLÍRIOS E MEDICAMENTOS
O tratamento mais usual para o GLAUCOMA são colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos via oral.
Embora seja o tratamento inicial e mais utilizado, o uso de colírios para tratar o GLAUCOMA pode não ser tão eficaz, principalmente pela falta de aderência dos pacientes. Muitos não aplicam o medicamento da forma adequada ou se esquecem de usar regularmente, o que causa a ineficácia do tratamento, levando à progressão do GLAUCOMA.
Agende sua consulta no Centro de Referência da Visão (CRV) Oftalmologia. Contamos com uma estrutura avançada para o diagnóstico de doenças oculares, focada na adequação de condutas e no planejamento cirúrgico. Além disso, buscamos acolher a todos com um serviço aberto e qualificado.
Contato:
Tel. (27) 3019-6190
(27) 98895-0142
Funcionamento:
Segunda a Sexta: 07h30 às 19h00