O que é o Estrabismo?
- Estrabismo é um problema visual em que os olhos não estão alinhados adequadamente e apontam para diferentes direções. Um olho pode olhar para a frente, enquanto o outro olho se volta para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
- O desvio do olho pode ser consistente, ou pode ir e vir.
- Estrabismo é uma condição comum entre as crianças. Cerca de 4% de todas as crianças nos Estados Unidos têm estrabismo. Ele também pode ocorrer mais tarde na vida. Apesar de ser encontrado em famílias, muitas pessoas com estrabismo não têm parentes com o mesmo problema.
Quais os tipos de Estrabismo?
- ESOTROPIA INFANTIL: onde o olho se volta para dentro, é um tipo comum de estrabismo em crianças. As crianças pequenas com esotropia não podem usar seus olhos em conjunto.
- ESOTROPIA ACOMODATIVA: é a forma mais comum de esotropia que ocorre em crianças geralmente com 2 anos ou mais. Neste tipo de estrabismo, quando a criança se concentra os olhos se voltam para dentro. Este desvio pode ocorrer quando se concentra a distância, de perto ou de ambos.
- EXOTROPIA: quando um olho desvia para fora, é um outro tipo comum de estrabismo. Isso ocorre com mais freqüência quando uma criança está se concentrando em objetos distantes. A exotropia pode ocorrer apenas de vez em quando, especialmente quando uma criança sonha acordada, está doente ou cansada. Os pais muitas vezes percebem que a criança aperta os olhos quando saem na luz solar.
Quais são as causas do Estrabismo?
Seis músculos oculares, que controlam o movimento dos olhos, estão ligados ao lado de fora de cada olho.
Para alinhar e concentrar-se em ambos os olhos em um único alvo, todos os músculos de cada olho devem estar equilibrados e trabalhando juntos. Para os olhos se moverem em conjunto, os músculos de ambos os olhos devem ser coordenados. O cérebro controla esses músculos.
Com a visão normal, ambos os olhos miram no mesmo local. O cérebro combina então as duas imagens em uma única imagem, tridimensional. Esta imagem tridimensional nos dá a percepção de profundidade. Quando um olho está fora de alinhamento, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro.
Em uma criança, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho desalinhado e vê apenas a imagem do olho reto ou de melhor visão. A criança, então, perde a percepção de profundidade. Adultos que desenvolvem estrabismo frequentemente têm visão dupla porque seu cérebro já aprendeu a receber imagens de ambos os olhos e não pode ignorar a imagem do olho desviado. A criança geralmente não vê duplo.
O estrabismo é especialmente comum entre crianças com distúrbios que podem afetar o cérebro, tais como:
- Paralisia Cerebral;
- Síndrome de Down;
- Hidrocefalia;
- Tumores Cerebrais;
- A Catarata ou outra lesão que afeta a visão também pode causar estrabismo. A grande maioria das crianças com estrabismo, no entanto, não tem nenhum desses problemas.
Ambliopia Estrábica
- Boa visão se desenvolve durante a infância, quando ambos os olhos têm alinhamento normal. Estrabismo pode causar visão reduzida ou ambliopia, nos olhos desalinhados.
- O cérebro vai dar atenção para a imagem do olho alinhado e ignorar a imagem do olho desviado. Se o mesmo olho é constantemente ignorado durante a primeira infância, esse olho desalinhado pode deixar de desenvolver uma boa visão, ou pode até mesmo perder a visão. Ambliopia estrábica ocorre em cerca de metade das crianças que têm estrabismo.
- A ambliopia pode ser tratada com aplicação de tampão no olho mais forte, para fortalecer e melhorar a visão no olho mais fraco. Se a ambliopia é detectada nos primeiros anos de vida, o tratamento é geralmente bem sucedido. Se o tratamento for retardado, a ambliopia pode tornar-se permanente.
Sintomas do Estrabismo
O principal sinal de estrabismo é um olho desviado. Às vezes, as crianças vão apertar os olhos na luz solar ou inclinar a cabeça para usar seus olhos em conjunto.
Pseudo Estrabismo
Olhos de crianças muitas vezes parecem ser cruzados, embora, na verdade, eles não são. Esta condição é chamada Pseudo Estrabismo. As crianças pequenas têm muitas vezes nariz achatado e uma dobra de pele na pálpebra interna que pode fazer com que os olhos pareçam cruzados. Esta aparência de Pseudo Estrabismo pode melhorar, conforme a criança cresce. Um oftalmologista pode distinguir o verdadeiro do falso estrabismo.
Diagnóstico de Estrabismo
O estrabismo pode ser diagnosticado durante um exame de rotina no oftalmologista. Recomenda-se que todas as crianças entre zero e 3 anos de idade tenham sua visão verificada pelo seu pediatra, médico de família ou um indivíduo treinado na avaliação de visão de crianças pré-escolares. Qualquer criança que não cumpre esta triagem de visão deve, então, ter um exame oftalmológico completo por um oftalmologista.
Se houver um histórico familiar de estrabismo ou ambliopia, ou um histórico familiar de uso de óculos grossos, um oftalmologista deve verificar visão ainda mais cedo. Após um exame oftalmológico completo, um oftalmologista pode recomendar o tratamento apropriado.
O Tratamento do Estrabismo
O tratamento para o estrabismo objetiva realinhar os olhos e restaurar a binocularidade (dois olhos) visual. Em alguns casos de estrabismo, óculos podem ser prescritos para o seu filho para alinhar os olhos. Outros tratamentos podem envolver cirurgia para corrigir os músculos do olho desequilibrado ou para remover uma catarata. O uso de tampão no olho forte para melhorar a ambliopia é muitas vezes necessário.
As crianças muito jovens com esotropia geralmente requerem cirurgia para realinhar os olhos.
No caso da esotropia acomodativa, óculos reduzem o esforço de focalização e muitas vezes alinham os olhos. Às vezes, óculos bifocais são necessários para o trabalho de perto. Se o desvio dos olhos persistir com os óculos, pode ser necessária a cirurgia.
No caso da exotropia, apesar dos óculos, exercícios, uso de tampão ou prismas poderem reduzir ou controlar o desvio do olho em algumas crianças, a cirurgia é muitas vezes necessária.
Como é a Cirurgia de Estrabismo?
O globo ocular nunca é retirado durante qualquer tipo de cirurgia. O oftalmologista faz uma pequena incisão no tecido que cobre o olho para alcançar os músculos oculares.
Os músculos dos olhos são destacados da parede do olho e reposicionados durante a cirurgia, dependendo da direção que o olho está se desviando. Pode ser necessário realizar a cirurgia em um ou em ambos os olhos.
O tempo de recuperação é rápida. As crianças geralmente são capazes de retomar suas atividades normais dentro de alguns dias.
Após a cirurgia, os óculos podem ser ainda necessários. Em alguns casos, mais de uma cirurgia pode ser necessária para alinhar os olhos.
Os potenciais riscos da Cirurgia de Estrabismo
A chance de qualquer complicação grave como consequência da Cirurgia de Estrabismo é extremamente rara. No entanto, toda cirurgia envolve riscos, incluindo:
- Dor nos olhos;
- Vermelhidão;
- Desalinhamento residual;
- Visão dupla;
- Infecção;
- Sangramento;
- Abrasão da córnea;
- Diminuição da visão;
- Descolamento de retina.
Consulte um de nossos especialistas e faça sua cirurgia no Centro de Referência da Visão (CRV) Oftalmologia. Contamos com uma estrutura avançada para diagnóstico de doenças oculares, voltada para a adequação de condutas e planejamento cirúrgico.
Contato:
Tel. (27) 3019-6190
(27) 98895-0142
Funcionamento:
Segunda a Sexta: 07h30 às 19h