O que são Tumores Oculares de Superfície?
- Existem tumores que afetam a superfície do olho. Geralmente são carcinomas espino-celulares e melanomas, como os que podem acometer a pele. Eles podem aparecer na conjuntiva ou córnea, causando olho vermelho que não melhora, aumento da pigmentação da conjuntiva (parte branca do olho), baixa de visão ou dor.
- Estes tumores devem ser removidos, para evitar que penetrem no olho ou se espalhem pelos vasos linfáticos. Neste caso, é feita uma Cirurgia na Superfície do Olho. Também pode ser realizado um tratamento complementar com quimioterápicos em colírio, que ajudam a destruir as células tumorais.
Como é o Tratamento de um Tumor Intraocular?
Existem tumores que acometem as estruturas mais internas do olho: são os tumores intraoculares. O tratamento depende de alguns fatores como o tipo de tumor e do estágio em que a doença é diagnosticada. O tratamento do tumor dentro do olho pode ou não ser acompanhado de quimioterapia sistêmica (pela veia).
O tratamento local pode ser realizado com aplicação de laser, crioterapia (congelamento dos tumores), placa de radioterapia ou cirurgia (enucleação ou retirada do globo ocular). Em caso de tumores bilaterais, de doença avançada ou de características de alto risco observadas na histologia pós enucleação pode ser necessário fazer quimioterapia.
Sendo assim, o sucesso no tratamento dos tumores depende do diagnóstico precoce. Qualquer criança com reflexo branco das pupilas, Estrabismo ou qualquer outro sinal de anormalidade ocular deve ser examinada por um oftalmologista e realizar Exame de Fundo de Olho com as pupilas dilatadas.
Consulte um de nossos especialistas e faça sua cirurgia no Centro de Referência da Visão (CRV) Oftalmologia. Contamos com uma estrutura avançada para diagnóstico de doenças oculares, voltada para a adequação de condutas e planejamento cirúrgico.
Contato:
Tel. (27) 3019-6190
(27) 98895-0142
Funcionamento:
Segunda a Sexta: 07h30 às 19h